top of page

   WHO AM I   

Eu sou Tatiane Aquim, jornalista, mulher, negra, cristã e vascaína. Em 2008 saí pela primeira vez do Brasil, fiz uma viagem de mochileira para Buenos Aires. Desde então, não sou mais a mesma. Cada lugar que visitei até hoje, deixou uma marca em mim.

Foi uma oportunidade para aprender com o diferente, com o “estranho”, com o que muitos chamam até de perigoso. Como foi quando fui a Cali - Colômbia. Muitos me advertiam por causa das Farc. Mas a verdade é que nem só das Farc vive a Colômbia. Em Cali, Bogotá e Medellin encontrei gente muito amável e hospitaleira. Como diz o slogan no aeroporto de Bogotá: Colombia, aqui o único risco é você querer ficar.

 

Hoje, aqui na Sérvia, posso dizer que as razões que me trouxeram foram as mesmas que me levaram a sair do Brasil outras vezes: viver. Na minha concepção viajar é transpor barreiras, saber de outras gentes, de outros costumes. Tudo isso oferece uma “riqueza” que não se contabiliza em cifrões. Falo de riqueza humana em estado puro, daquela riqueza que acrescentamos à alma, quando passeamos por ruas de uma cidade até então desconhecida, ou quando simplesmente sorrimos para alguém que nos sorri, sem necessidade de palavras.

 

Viajar é descobrir, respirar novos ares, conhecer o “outro” como ele é, ir além de preconceitos já estabelecidos e das muitas barreiras e “muros”que a distância e a ignorância constroem. A minha sugestão é que viajemos muito. De preferência de peito aberto, com um sorriso sincero e disposto a aprender. 

bottom of page